
AO SOL DO NOVO MUNDO
Edy Lima
Editora Scipione, 2007 (1ª edição, 3ª impressão), SP
ISBN: 978-852623726
Edy Lima nasceu no Rio Grande do Sul (Brasil), em 1945. É jornalista e escreve desde os 17 anos. Adaptou várias obras para cinema e televisão. Os seus livros angariaram sucesso um pouco por todo o mundo. A Vaca Voadora foi premiada com o Prémio Jabuti e Ao Sol do Novo Mundo recebeu o Prémio Adolfo Aizen em 2000.
Em 1500, o grumete Tiago de 12 anos faz parte da tripulação portuguesa que descobre a terra de Vera Cruz, o actual Brasil. Esta história baseia-se em factos reais que chegaram até nós através da Carta de Pêro Vaz de Caminha sobre o achamento do Brasil. Edy Lima parte da informação dada a D. Manuel nessa carta de que teriam ficado no Brasil dois degredados e dois grumetes. A autora do livro consegue, com esta história, levar-nos até à descoberta do Brasil.
Tiago e Onofre, os grumetes da história, vão entrar em contacto com os índios que os tratam como filhos. Mas antes de isso acontecer, vemos que os portugueses não tiveram sempre a vida fácil: os dois grumetes dormem inicialmente em cima de uma árvore. Com eles descobrimos uma nova civilização com regras, rituais, costumes e língua muito diferentes da nossa. Os dois portugueses aprendem com grande prazer a viver com os índios o que nos dá uma grande lição de tolerância. Apesar disso, a chegada dos portugueses vai trazer mudanças ao cenário paradisíaco em que viviam os índios. Ao Sol do Novo Mundo mostra-nos, através do encontro dos portugueses com os índios, que somos todos iguais e que o facto de não termos a mesma origem ou a mesma cor de pele não é motivo para nos rejeitarmos. A história é-nos contada em primeira pessoa: é Tiago que nos fala, o que aproxima o leitor da história. A simplicidade da linguagem utilizada, própria de um jovem de doze anos, cativa-nos para a leitura deste livro. A ilustração da história está bem conseguida e bem concebida, permitindo ilustrar uma época passada que nos pode fazer sonhar com este encontro de culturas.
Turma de 5e (7º ano)
da Secção Portuguesa do Liceu Internacional