quarta-feira, 22 de abril de 2009

21 de 22 de Abril, dois dias importantes no Brasil

A chegada dos portugueses à Terra de Vera Cruz, hoje Brasil, aconteceu no dia 22 de Abril de 1500! Faz hoje anos que isso aconteceu! O encontro de culturas que os portugueses iniciaram do lado de lá do Atlântico trouxeram coisas boas e... outras menos boas. A vantagem das asneiras é aprendermos com elas para não as repetirmos, certo? Ora para não esquecermos essas asneiras, nada melhor do que falar delas, explicá-las, compreendê-las... Ontem, 21 de Abril, foi feriado no Brasil, Dia de Tiradentes. Leiam o texto que se segue e vejam como os portugueses nem sempre foram correctos nas suas colónias. Felizmente para nós que muitos Tiagos e Onofres existiram pelo meio!!!

21 DE ABRIL – DIA DE TIRADENTES (Patrono Cívico do Brasil)

No dia 21 de Abril é comemorado, no Brasil, o dia de Tiradentes, sendo mesmo feriado nacional.
Você já ouviu falar de Tiradentes? Sabe quem foi ele? Tiradentes chamava-se Joaquim José da Silva Xavier, nasceu em Minas Gerais em 1746, e ficou orfão dos pais ainda menino. Começou a trabalhar ainda jovenzinho como vendedor ambulante, depois tornou-se Dentista (daí o nome Tira Dentes). Posteriormente ingressou na carreira militar, chegando a Alferes. Na altura com a colonização portuguesa, os brasileiros eram prejudicados tendo de pagar altos impostos, destes o mais pesado era o que obrigava ao mineiro entregar a 5ª parte do seu ouro à coroa portuguesa.
Então um grupo de intelectuais da época, juntaram-se para modificar esta situação e muitas outras que traziam descontentamentos aos brasileiros, entre eles estava Tiradentes. Ocorre que um dos membros do grupo, Joaquim Silvério dos Reis, denunciou o grupo todo; ocorrendo consequentemente a prisão de todos. Tiradentes foi o único que continuou firme diante de seus propositos, sendo por isso enforcado a 21/04/1792, na cidade do Rio de Janeiro. Hoje existe no estado de Minas Gerais uma cidade com o nome de Tiradentes, uma digna homenagem ao martir da inconfidencia mineira.

In http://www.portalis.co.pt/dia-de-tiradentes-21-de-abril-brasil/, consultado a 21 de Abril de 2009.

Para saberes mais informações sobre o Tiradentes podes clicar em http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier (consultado a 21 de Abril de 2009)
****
Começou ontem, oficialmente, o Ano da França no Brasil, em Dia de Tiradentes!!! No blogue francês do jornal Le Monde podem informar-se sobre este assunto, basta clicar em
http://abracarioca.blog.lemonde.fr/2009/04/21/dia-de-tiradentes-coup-denvoi-de-lannee-de-la-france-au-bresil/

1 comentário:

Anónimo disse...

Olà
Achei interesante de ler este articulo sobre o dia de tiradentes.
Até agora não sabia que esse dia existia, nem que era tão importante ao ponto de ser um feriado nacional.

danu